Organização: Paulo Miyada
Brochura, 31x22cm, 220 páginas, português, 2016
ISBN 978-8588728905
Ainda que tardiamente, enfim se tornou lugar-comum notar a grande discrepância entre as representações feminina e masculina nos acervos, museus e publicações de arte relativos às produções modernas e contemporâneas. Na realidade, estão sub-representados todos os grupos sociais que divergem do estereótipo legitimado do artista homem burguês de origem europeia. Nos últimos tempos, tal percepção se coadunou com a revisão histórica que nos permite dizer que, no Brasil pelo menos, toda a história da arte do século XX poderia ser muito bem resumida em uma narrativa que tivesse em seus pilares artistas mulheres de grande envergadura, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Mira Schendel e Anna Maria Maiolino, para citar apenas alguns nomes recorrentes. O projeto Nossas Artistas toma partido dessas percepções e traz ao Instituto Tomie Ohtake – que deve seu nome a uma das mais profícuas e perseverantes artistas que atuaram no país – uma sequência de mostras individuais dedicadas a mulheres que fizeram e fazem a história da arte brasileira. Leda Catunda inaugura o programa com uma mostra ousada de sua produção recente, curada por Paulo Miyada, sob o título I love you baby. Catunda, que desde a década de 1980 ocupa posição de destaque junto a público e crítica, é exemplar da potência de uma obra que não se pode (ou deve) explicar exclusivamente pelo gênero da artista ou por qualquer generalização do “universo feminino”.
Amigo Tomie possui desconto de 20%* nas compras em nossa loja. Consulte o cupom!
* não-cumulativo com outras promoções
Somos um instituto cultural dedicado às artes visuais e seus cruzamentos com a educação, a arquitetura e o design, sempre aberto ao diálogo com outras linguagens e temas contemporâneos.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade